Unidade Santo Amaro (11) 5687-2245 - Unidade Jabaquara (11) 4858-1551

Detalhes da Artigo

Qual a importância de um Técnico em Enfermagem?

O Técnico em Enfermagem compõe a maior parte da força de trabalho da área da saúde, executando a maioria das ações hospitalares e atenção básica. Gerando a melhor qualidade possível de atendimento ao paciente.

Ele é responsável por cuidar de pessoas, é uma profissão nobre, de extrema importância para a sociedade. E quem atua na área conhece essa responsabilidade, mas também, sabe que precisa atuar com dedicação e principalmente, com identificação ao seu cargo.

É o profissional que atua em conjunto com o enfermeiro na prestação de cuidados aos pacientes em situações críticas e emergenciais, em todas as unidades hospitalares como: Centro Obstétrico, Centro Cirúrgico, UTI e Sala de Emergência, sendo ainda responsável pelo apoio a tarefas administrativas, como por exemplo, elaboração de escalas de trabalho.

O Técnico em Enfermagem pode atuar em diversas áreas, além dos Hospitais, Postos de Saúde e Centros Cirúrgicos. Algumas delas são:

Atendimento Domiciliar (Home Care)

Diferentemente de um atendimento hospitalar, o Técnico em Enfermagem atua  na residência do paciente, junto à sua família. Mesmo sem o benefício da supervisão de um Enfermeiro, o profissional deve seguir o plano de tratamento objetivo e ter em mente que tem o papel principal na casa do paciente, que é o cuidar.


Técnico em Enfermagem do Trabalho

Realizando uma especialização em Enfermagem do Trabalho, o Técnico em Enfermagem pode atuar em empresas públicas ou privadas, junto ao enfermeiro, nas atividades de prevenção à saúde do trabalhador.

Entre suas atribuições, está o levantamento de doenças ou lesões causadas durante o exercício das atividades do trabalho, desempenhar tarefas relativas à educação sanitária e auxiliar nos exames admissionais, demissionais e periódicos.

Técnico em Enfermagem Intervencionista

É o Técnico que atua em situações emergenciais, prestando assistência ao SAMU ou ambulâncias em geral. Para essa atividade, são escolhidos profissionais com no mínimo 2 anos de atuação na área de enfermagem e a capacidade de trabalhar em equipe, além de possuir identificação e disposição pessoal para a atividade.

São muitas possibilidades em atuar no mercado de trabalho. Para ser um bom profissional, é necessário a capacitação, mas além disso, dedicação e amor à sua profissão.


“Quando se decide ser da área da saúde, ganhamos todo dia através dos gestos ou pelo simples fato de ver o paciente bem!”

(Autor Desconhecido)

Se você se identifica com a área e já pensou em realizar um curso de Técnico em Enfermagem, conheça nosso curso, através desse link: http://portal.colegiopraxis.com.br/praxis/curso.php?c=20

Bons estudos e até a próxima!