Unidade Santo Amaro (11) 5687-2245 - Unidade Jabaquara (11) 4858-1551

Detalhes da Artigo

Técnico em Radiologia

O Técnico em Radiologia exerce uma função muito importante na área da saúde. Ele literalmente tira um raio-x do problema, indicando o que deve ser feito.

Como descrevemos em nosso curso, a Radiologia é a parte da ciência que estuda a visualização de ossos, órgãos ou estruturas através do uso de radiações (sonoras, eletromagnéticas ou corpusculares), gerando desta maneira, uma imagem. 

Mas a Radiologia vai além dos simples exames de Raios-x, englobando muitos procedimentos. Entre eles, a Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética e Ultrassonografia.

Dentro ainda da área da saúde, a Radioterapia é um dos procedimentos médicos da Radiologia, usado para o tratamento do câncer.

Engana-se quem imagina que não há mercado de trabalho para essa função. Estamos em 2017, com a tecnologia e a sofisticação de equipamentos utilizados em exames está cada vez mais avançados, a procura por profissionais capacitados nessa área é cada vez mais alta e está em expansão.

Mercado de Trabalho

Para exercer a função, é necessário possuir o Ensino Médio completo e o curso Técnico em Radiologia. Conforme regulamentado pela Lei 7394/85, pode atuar nas seguintes especialidades: Radiodiagnóstico, Radioterapia, Medicina Nuclear e Radiologia Industrial, podendo atuar em hospitais, clínicas de radiologia, clínicas de diagnóstico por imagem, laboratórios, centros de pesquisa e clínicas odontológicas.

Além da área da saúde, esse profissional pode atuar junto a órgãos fiscalizadores, operando aparelhos que detectam drogas e armas, por exemplo, nos aeroportos, realizando um trabalho de inspeção.

A área de atuação também se expande em empresas que necessitam de processos radiológicos, como Indústrias de equipamentos e insumos relacionados à radiologia, bem como a área de pesquisas.

A jornada de trabalho de um Técnico em Radiologia é de 6 horas diárias, segundo o artigo 189 da CLT. Isso permite que o profissional tenha uma jornada flexível, permitindo que atue em outra área ou função.

Se você se identifica com a área da Radiologia, conheça mais sobre o curso Técnico no Colégio Práxis: http://portal.colegiopraxis.com.br/praxis/curso.php?c=23