Unidades: São Paulo: Santo Amaro (11) 5687-2245 - Jabaquara (11) 4858-1551 - Votuporanga (17) 3422-8558 - Unidade Natal-RN (84) 4042-2040

Detalhes da Artigo

Nutrição e sua Importância

Nutrição é a ciência que estuda a relação entre seres e os alimentos/nutrientes ingeridos, bem como o modo em que a mesma pode ser utilizada para prevenir o aparecimento de doenças e recuperar ou preservar a saúde dos indivíduos doentes.

Para toda e qualquer atividade que façamos durante o dia, inclusive respirar, gastamos energia. Essa energia só pode ser respondida de uma forma: ALIMENTAÇÃO.

Sendo assim, a Nutrição é a base para um bom desenvolvimento funcional do ser humano. Uma pessoa malnutrida, ou seja, que consome alimentos que não fornecem os nutrientes necessários para o seu organismo, está sujeito a grandes danos à saúde, podendo ocasionar diversos problemas como: déficit de atenção, menor desempenho nas tarefas, gastos financeiros não planejados com remédios, entre outros. Portanto, quando nos atentamos à nossa alimentação, estamos cuidando do nosso corpo e mente, gerando a nós mesmos saúde e bem-estar, e talvez sem a necessidade do uso de medicamentos.

“Lembre-se: um pé de alface é mais barato que uma caixinha de remédio...”.

Áreas de Atuação para a Nutrição

Dentro do âmbito nutricional, é possível atuar em diversos segmentos como: hospital, escola, abrigos, restaurantes, casa de repouso, clínica de estética e inclusive voltada ao esporte, ambulatórios, supermercados, indústrias de alimentos, marketing nutricional, entre outros. O profissional opera sempre com cautela nos cuidados com o alimento desde a plantação, colheita, transporte, manipulação, preparo até sua escolha. A Nutrição é uma ciência tão ampla e importante que não se limita só a eliminação de peso, ou adequações de dieta para patologias específicas. Ela engloba diversos cuidados como citado acima, por exemplo, com a alimentação infantil dentro das escolas para que as crianças tenham um bom desenvolvimento físico e intelectual, o cuidado com a preparação dos alimentos dentro de indústrias e restaurantes para que o alimento seja seguro para o consumo, e o auxílio auxilia a alérgicos e intolerantes a alguns alimentos, proporcionando uma condição de saúde dentro das limitações.

A importância do profissional que exerce essa função, o Técnico em Nutrição e Dietética (TND) é de extrema importância para falarmos de segurança alimentar e promoção da saúde da população. O técnico pode atuar diretamente com a elaboração e aplicação do manual de boas práticas, capacitação de colaboradores envolvidos com a produção de alimentos e utilização das técnicas dietéticas aprendidas, contribuindo na promoção da segurança alimentar, na diminuição de gastos, no controle de custo e organização de eventos dentro de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN). O profissional TND ainda participa de processos fundamentais para construção de bons hábitos alimentares, como orientação nutricional e mensuração e avaliação de medidas corporais dentro de clinicas, hospitais e unidades de saúde da família.

Quer saber mais sobre o Técnico de Nutrição e Dietética? Acesse: http://bit.ly/2No2Ssg