Unidades: São Paulo: Santo Amaro (11) 5687-2245 - Jabaquara (11) 4858-1551 - Votuporanga (17) 3422-8558 - Unidade Natal-RN (84) 4042-2040

Detalhes da Artigo

Florence Nightingale e seu Pioneirismo em Enfermagem?

 

Florence Nightingale nasceu em 12 de maio de 1820 em Florença/Itália, e morreu em 13 de agosto de 1910. Ficou conhecida na história pelo apelido de "A dama da lâmpada", pelo fato de servir-se deste instrumento para auxiliar na iluminação ao auxiliar os feridos durante a noite.

Nightingale ficou particularmente preocupada com as condições de tratamento médico dos mais pobres e indigentes. Em dezembro de 1846, em resposta à morte de um mendigo numa enfermaria em Londres, que acabou evoluindo para escândalo público, ela se tornou a principal defensora de melhorias no tratamento médico. Imediatamente, ela obteve o apoio de Charles Villiers, presidente do Poor Law Board (Comitê de Lei para os Pobres). Isso a levou a ter papel ativo na reforma das Leis dos Pobres, estendendo o papel do Estado para muito além do fornecimento de tratamento médico.

A contribuição mais famosa de Florence foi durante a Guerra da Crimeia, que se tornou seu principal foco quando relatos de guerra começaram a chegar à Inglaterra contando sobre as condições horríveis para os feridos. Em outubro de 1854, Florence e uma equipe de 38 enfermeiras voluntárias e treinadas por ela, inclusive sua tia Mai Smith, partem para os Campos de Scutari, localizado no Império Otomano.

Florence Nightingale voltou em agosto de 1857 à Inglaterra como heroína e, de acordo com a BBC, era provavelmente a pessoa mais famosa da Era Vitoriana além da própria rainha Vitória. Tanto que em 1883, a rainha Vitória concedeu-lhe a Cruz Vermelha Real e em 1907 ela se tornou a primeira mulher a receber a Ordem do Mérito.

Nightingale lançou as bases da enfermagem profissional com a criação em 1860 de sua escola de enfermagem no Hospital St. Thomas, em Londres, a primeira escola secular de enfermagem do mundo, agora parte do Kings College de Londres. O Juramento Nightingale feito pelos novos enfermeiros foi nomeado em sua honra, e o Dia Internacional da Enfermagem é comemorado no mundo inteiro no seu aniversário. No Brasil, comemora-se a semana da Enfermagem do dia 12 a 20 de maio.

Florence Nightingale faleceu em 13 de agosto de 1910, deixando legado de persistência, capacidade, compaixão e dedicação ao próximo, estabeleceu as diretrizes e caminho para a enfermagem moderna.

Referência:

CAMPOS, Lorraine Vilela. "Florence Nightingale"; Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 17 de setembro de 2018.

"Florence Nightingale"Wikipedia. Disponível em . Acesso em 17 de setembro de 2018.