Porteiro – EaD
Curso: Conforme descrição do Código Brasileiro de Ocupações (CBO) 5174-10, do Ministério do Trabalho e Emprego, os porteiros zelam pela guarda do patrimônio, vigiam prédios residenciais e comerciais, públicos, privados e outros estabelecimentos, percorrendo e inspecionando suas dependências (rondas), para prevenir incêndios, roubos, entrada de pessoas estranhas e outras anormalidades; controlam o fluxo de pessoas, identificando, orientando e encaminhando-as para os lugares desejados; recebem hóspedes em hotéis; escoltam pessoas e mercadorias e fazem manutenções simples nos locais de trabalho.
Área de Atuação: O trabalho do porteiro não é apenas abrir e fechar portões e portas. O profissional da portaria deve saber orientar e tomar decisões diante de inúmeras situações, por isso, essa função exige pessoas responsáveis e bem preparadas. O trabalho desse profissional é muito importante para a manutenção e segurança em prédios, condomínios e clubes.
Objetivo: Capacitar profissionais para o atendimento de portarias e recepção de condomínios residenciais e comerciais, instruindo ao participante a identificação de regras, normas de segurança e aplicação de técnicas de atendimento a condôminos, visitantes e prestadores de serviços.
Público-Alvo: Qualquer profissional que queira entrar na área e que tenha o Ensino Fundamental.
Mercado de Trabalho: Condomínios Residenciais e Comerciais, Empresas e Cubes Sociais. O porteiro hoje em dia deixa de ser aquela pessoa camarada cuja função é abrir portas e passa a ser o profissional qualificado que compreende a importância de sua atuação para o controle de acessos e para o zelo do patrimônio de empresas e condomínios. Se vale do uso de equipamentos eletrônicos, de comunicação e de procedimentos de controle de acesso, necessários para atender as expectativas de quem convive em um ambiente compartilhado, seja como morador de condomínios ou colaborador de empresas.