No dia 15 de março é comemorado o Dia da Escola, local presente da vida de praticamente todos, fundamental para a formação profissional e ética de cidadãos competentes para o mercado de trabalho e para a sociedade em geral.
Local no qual as pessoas costumam frequentar para aprender a ler, escrever e se aprofundar nas principais áreas do conhecimento que são oferecidas, as escolas passaram também a ser um ponto de socialização e democratização.
As escolas técnicas desempenham papel ainda mais fundamental em todos esses quesitos, uma vez que é aquela responsável por capacitar, de maneira rápida e precisa, as jovens mentes que serão o futuro do mercado de trabalho.
Dia da Escola: Você sabe a história do ensino técnico no Brasil?
Segundo os historiadores, a formação técnica do trabalhador no Brasil começou a ser feita desde os tempos mais remotos da colonização, tendo como os primeiros aprendizes de ofícios os índios e os escravos. Claro, era bem diferente do que conhecemos hoje.
Com o advento do ouro em Minas Gerais, foram criadas as Casas de Fundição e de Moeda e com elas a necessidade de um ensino mais especializado, o qual destinava-se ao filho de homens brancos empregados da própria Casa. Foi então que um ‘ponto de partida’ surgiu.
Pela primeira vez na história do país, estabelecia-se uma banca examinadora, que ficaria responsável por avaliar habilidades dos aprendizes e determinar qual área eles iriam se aperfeiçoar — num período de 5 a 6 anos!
Nessa mesma época, foram criados os Centros de Aprendizagem de Ofícios nos Arsenais da Marinha brasileira, o que chega mais perto das escolas técnicas contemporâneas. Após séculos de evolução, retrocessos e revoltas, o primeiro documento formal foi registrado.
Em 1906, o então presidente Nilo Peçanha deu início a um programa tímido — mas de âmbito nacional — de ensino técnico, através do Decreto n° 787, de 11 de setembro de 1906. Com ele, foram criadas as quatro primeiras escolas profissionalizantes federativas modernas, em Campos, Petrópolis, Niterói e Paraíba do Sul.
partir daí as mudanças da Ciência e da Tecnologia se processavam de maneira vagarosa, o ensino profissional esteve voltado ao desenvolvimento das capacidades específicas, vinculado a uma determinada tarefa ou posto de trabalho.
Por muito tempo, porém, esse ensino foi tido como primário, passando a ser considerado nível médio-técnico apenas em 1942, com a Reforma Capanema, focado principalmente na aprendizagem industrial.
Ficou curioso? Quer saber mais? Então, em comemoração ao Dia da Escola, por que não aprofundar-se no espírito acadêmico e fazer uma pesquisa completa sobre seu curso técnico favorito? Ainda não sabe qual o que mais gosta? Então deixa o Praxis te ajudar a escolher!