Fazer um curso técnico pode ser uma porta de entrada rápida e fácil para conquistar o tão sonhado emprego. A modalidade de ensino, que tem crescido exponencialmente nas últimas décadas, se tornou um ponto de impulso em direção a carreiras mais específicas.
Como levaria um dia inteiro — ou talvez mais — para listar todas as vantagens, separamos os cinco principais benefícios que a modalidade oferece para quem optar por seguir uma de suas carreiras.
Com duração entre 1,5 a 2 anos, o curso técnico é a opção perfeita para quem já quer sair direto do ensino médio rumo ao mercado de trabalho. Confira, então, cinco ótimos motivos para fazer um curso técnico agora.
1. Tempo de duração
A duração dos cursos técnicos é indubitavelmente a primeira vantagem. No geral, eles duram entre um ano e meio a dois. Isso agiliza a entrada no mercado de trabalho de quem quer ganhar autonomia financeira sem precisar esperar quatro ou cinco anos — (como acontece em um curso universitário regular.
2. Mercado de trabalho
Por estarem na grande maioria das vezes diretamente relacionados a grandes empresas e tecnologias ou carreiras promissoras, a entrada no mercado de trabalho com um curso técnico não é nada difícil. Tudo, é claro, depende de quão esforçado o aluno e futuro profissional é.
Inclusive, é comum ler e ouvir relatos pessoas que começaram um estágio em alguma empresa da área durante o curso e que foram contratadas permanentemente após o período de experiência.
3. “Pontapé” inicial
Como todos sabem, curso técnico pode ser a porta de entrada para uma carreira que você queira fazer um curso superior no futuro. Com inúmeras áreas de atuação, o técnico já chega com parte do conhecimento teórico — e muita prática — à área escolhida.
4. Curso técnico não tem idade
Nunca é tarde demais para se começar um técnico. Se você entrar hoje em alguma sala de aula de algum dos cursos, provavelmente vai conseguir observar dois principais perfis de alunos, que se destacam entre os demais.
O primeiro é formado por jovens entre 15 e 18 anos, que estão acabando — ou finalizaram recentemente — o ensino médio e já buscam um espaço no mercado de trabalho, muitas das vezes procurando a primeira experiência profissional.
Já o segundo grupo é formado por pessoas de meia idade, profissionais de 30 -50 anos, que já estão no mercado de trabalho a algum tempo, mas decidiram investir em uma especialização ou até mesmo começar uma nova profissão.
5. Custo-benefício
Por último, mas não menos importante, está o custo-benefício. Comparados ao ensino superior, os cursos técnicos têm valores de mensalidades muito mais acessíveis — além, é claro, de alguns programas de descontos e até mesmo bolsas integrais.
Agora que você já sabe os principais benefícios do curso técnico, só falta saber qual combina mais com você. E nesse quesito, é claro, o Praxis te ajuda!