Você sabe o que é tanatopraxia? Apesar de ser uma palavra pouco comum de se ouvir no dia-a-dia, é provável que você tenha tido algum contato com esse serviço ao longo da vida — especialmente se você tem mais de 20 anos.
Apesar do nome técnico não ser tão conhecido, a tanatopraxia é o procedimento que consiste na preparação de um cadáver para o velório ou funeral, assim o corpo não sofrerá, pelo tempo solicitado pelos familiares (e ou outros), a decomposição natural.
Essa preparação consiste em processos complicados e delicados, que só podem ser realizados por um profissional treinado. Entre outros fatores, inclui-se na tanatopraxia a higienização, necromaquiagem e aplicação de produtos químicos.
Todo o procedimento é feito em clínicas de preparação de cadáveres e tornou-se serviço básico em todas as funerárias — logo, é um mercado profissional bem abrangente, embora não seja tão popular para algumas pessoas.
Quando surgiu a tanatopraxia?
Todos sabem que processos de preservação de cadáveres datam de milhares e milhares de anos. Vejam os antigos egípcios, por exemplo, que já realizaram técnicas de tanatopraxia há cerca de 7 mil anos atrás.
Embora não se tenha certeza de quando surgiu ao certo o processo, fósseis e múmias pré-históricas já carregam traços que indicam a presença das técnicas de preservação. O termo moderno surgiu durante a Guerra Civil, entre 1861 e 1865.
Desde então, a prática foi adotada por diversos países como Estados Unidos, França e Itália. A tanatopraxia chegou ao Brasil no início dos anos 90.
Como funciona?
As técnicas da tanatopraxia podem variar um pouco de região em região, mas em geral, o primeiro passo é a incisão de cerca de 4cm na região cervical ou femoral do corpo. Através desse corte, são injetados fluidos a base de formol, álcool, glicerina e outras substâncias, que expulsão o sangue do corpo.
Essa etapa devolve a coloração da pele, fazendo com que ela pareça mais saudável aos olhos. Depois desse processo, inicia-se a necromaquiagem. Ela consiste em limpar, conservar e reconstruir o corpo do cadáver com cosméticos e técnicas de maquiagem.
Quer saber um pouco mais sobre tanatopraxia e necromaquiagem? O Praxis tem um curso especial para cada assunto. Só clicar nos links e conferir qual combina melhor com você.